Pular para o conteúdo principal
  
      Julho, 17, 2018 
      Por Tathiane Silva


As máscaras emocionais que utilizamos todos os dias e não percebemos.

Sabemos que na época da Grécia antiga surgiram as máscaras teatrais. Quando falamos sobre máscaras nos referimos ao conceito de persona, termo esse que é derivado da palavra latina análogo a máscara e refere-se ao contexto dos acessórios usados pelos atores no drama grego para dar ênfase e significado aos papéis que representavam.

As palavras “personalidade” e “pessoas” também estão relacionadas a este mesmo termo. Ou seja, a palavra personalidade vem de persona que significa máscara. Carl Jung, na psicologia analítica, descreveu a persona como indicador da personalidade, a imagem como uma pessoa se mostra externamente, a atitude que assume como resposta às situações dentro do seu ecossistema.

Porém, não devemos confundir identidade com personalidade, pois a identidade é do indivíduo, única, própria e singular e a personalidade significa aquilo que representamos perante a sociedade, os papéis que desenrolamos na vida e nos relacionamos com os demais. Desde a infância o ser humano desenvolve suas máscaras emocionais, elas se formam devido as necessidades emocionais não supridas nos primeiros anos de vida. É como uma criança que tenta se comportar bem, sendo “obediente” aos adultos para receber aprovação de suas atitudes e no decorrer da vida, aos poucos desenvolve essa persona/máscara, que estará presente na profissão e nos papéis desempenhados ao longo da vida.

Diante deste contexto, nós podemos nos esquecer de nosso verdadeiro eu, nossa verdadeira essência. Às vezes a pessoa toma para sim uma máscara que acaba destruindo quem realmente é, causando transtornos irreparáveis, tristeza e insatisfação com a vida por não ser quem realmente deseja ser ou é. Pensar que somos a própria máscara criada nos faz perder de nós mesmos e quando isso acontece, por falta de autoconhecimento e interiorização, seu mundo torna-se vazio, suas atividades sem sentido, superficiais, sem nenhum contato com a vida interior, dificultando enxergar a beleza da vida.

E digo mais, não é nada fácil identificá-las, pois as crenças e padrões da sociedade que nos são impostas na infância, dificulta nosso processo de evolução. O mais importante é você começar pensando sobre suas necessidades emocionais, você já parou para pensar nisso, sabe quais são elas?

A persona mais comum é a necessidade de reconhecimento e aprovação e para que essa ação seja efetivada começamos a agradar, desde a infância agradamos os pais, depois os professores, os amigos, cônjuges, puramente com a necessidade inconsciente de ser aceito e amado. Conforme essa necessidade não é suprida, as máscaras se fortalecem, em uma busca externa, incessante e frustrante, pessoas desmotivadas e infelizes que na maioria das vezes se veem arrependidas de suas ações quando dão o último suspiro, desejando viver de forma intensa o que não podem mais e arrependidos de não terem realizado o que sempre desejaram enquanto tinham vida e saúde.

Dentro desse ecossistema emocional é necessário saber que todos nós temos máscaras, e que são essenciais para nossa saúde mental, mas a maioria das pessoas não as reconhecem ou nem sabem que existem, e as usam sem a menor consciência de sua existência e do quanto não as administrar pode prejudicar sua vida. Tão importante como tomar conhecimento dessas personas é saber qual usar de acordo com a situação vivida, com alta performance e equilíbrio, como um ator com seus personagens. Para tornar o reconhecimento das máscaras possível, você deve analisar e realizar um processo que tem como objetivo tornar consciente os conteúdos inconscientes, transformar informação em conhecimento e conhecimento em poder.

Quanto mais consciente nos tornamos de nossa verdadeira essência, mais se reduzirá a ação das máscaras em nossa vida, você pode e deve usá-las, porém a escolha deve ser consciente, assertiva. Sendo assim, sua vida terá mais brilho, você terá mais amor por si e pelo mundo, é como se você nascesse de novo e pudesse recomeçar sua história novamente e de forma consciente.

Tathiane Silva, Coach, Embaixadora RME, fundadora ADAPTH, Empreteca, palestrante, escritora, Chanceler ABRESC, Presidente da Academia de Letrinhas do Brasil, possui mais de cinco mil horas de cursos comprovadas, sua missão de vida é transformar vidas através do conhecimento.
Saiba mais em: www.facebook.com/Adapth (17) 99677-2838

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA PESSOAL

Vamos as Preliminares: 1. Busque um lugar tranquilo e confortável, para você trabalhar cada exercício. 2. Escute uma música, leia um poema, faça uma leitura bíblica... escolha sempre algo que o/a ajude a entrar em sintonia com seu projeto. 3. Busque conversar com Deus sobre seus desejos e preocupações, peça discernimento nas escolhas a serem feitas e coragem. 1º EXERCÍCIO: COMPREENDENDO SUA HISTÓRIA o     Faça levantamento breve do que você consegue lembrar de sua vida pessoal até hoje (onde nasceu, o que estava acontecendo na época no Brasil, quem são seus pais, história do seu nome, etc.); o     Principais acontecimentos da vida em relação: à família, afetividade e sexualidade, escola, trabalho, Igreja, atuação pastoral, participação social e cultural. Pode-se organizar o relato por faixas etárias); o     Descrever você com suas características e com as características indicadas por outras pessoas; o     Hoje, quais são seus compromissos: o que faz? Por quer fa
15 Perguntas Poderosas para um Excelente Planejamento Pessoal e Profissional Por   Tathiane Silva 12/01/17 A primazia do coaching é a arte de realizar perguntas. Início de Ano é tempo de reflexão, aprendizado e melhoria continua. É um ótimo tempo para um auto-feedback e um excelente plano de ações com diretrizes para dar norte aos seus planos. Nesse contexto apresento abaixo poderosas perguntas para um excelente planejamento pessoal e profissional para sua vida e sua carreira, com elas você irá potencializar suas habilidades e acelerar no processo de realização dos seus objetivos traçados: O que precisa acontecer efetivamente para que vc tenha a sensação de que 2017 vai ser o melhor ano Profissional de minha vida? 1.     Quais objetivos serão necessários atingir para que isso seja realidade? 2.     Qual o objetivo profissional maior que você almeja em 2017? 3.     Quando você quer atingir especificamente tal objetivo em 2017? 4.     O que tem agora que pode
Você certamente conhece a história de Sansão, quando derrubou as colunas do templo. Eram colunas de estrutura rígida, que jamais poderiam ser modificadas. E é exatamente isso o que durante muito tempo acreditou-se, que o Sistema Nervoso Central (SNC), após seu desenvolvimento, tornava-se uma estrutura rígida, que não poderia ser modificada, e que lesões nele seriam permanentes, pois suas células não poderiam ser reconstituídas ou reorganizadas. Porém movido por uma força maior e suprema ele destruiu cada uma delas. E com nosso cérebro não é diferente. Hoje, sabe-se que o SNC tem grande adaptabilidade e que, mesmo no cérebro adulto, há plasticidade na tentativa de regeneração. A plasticidade neural refere-se à capacidade que o SNC possui em modificar algumas das suas propriedades morfológicas e funcionais em resposta às alterações do ambiente. Com estímulo a novos conhecimentos é possível sim reinventar nosso cérebro a alcançar novos desafios. A neur