Pular para o conteúdo principal

“Só água na geladeira e eu querendo salvar o mundo” ~ Emicida. Conheça 7 Brasileiros “desconhecidos” que construíram um império começando de baixo.

Resultado de imagem para interrogação

É muito comum ouvirmos que no Brasil as coisas são difíceis.
Desde que nasci, em 1983, sempre vi meus pais passando por dificuldades com a alta inflação daquela época acompanhada da troca incessante de moedas e a falta de empregos.
Mais de  trinta anos depois os mesmos rumores de crise e falta de instabilidade continuam presentes no país mesmo que naquela ou nesta época pessoas continuem abrindo empresas, gerando empregos e enriquecendo.
O que acontece com o brasileiro que ao invés de buscar soluções só vê problemas?
Compreendo que o nosso sistema político ou a nossa economia não seja exemplo para o mundo, mas quero chamar a atenção de você que deseja empreender e que não o faz por medo das crises, para o fato de que desde a época mais remota até os dias de hoje, pessoas contrariam o senso comum para abrirem seus negócios independente dos prognósticos dados pela economia ou pela política.
Não foi porque o Plano Real começou a vigorar em 1994 que meu negócio de digitação de apostilas e trabalhos escolares foi por água abaixo.
Assim como também não foi porque o real começou a se desvaloriza após a crise russa de 1998 que meu negócio vendendo software para controle de empresas de ônibus fracassou.
E tampouco resolvi encerrar as atividades da minha empresa de criação de sites em 2012 porque a Venezuela aderiu ao Mercosul ou haviam rumores de fim do mundo.
Quem tiver vontade de empreender, mas estiver temendo crises, deve ter em mente, primeiramente, que seja qual for a desculpa para não empreender, sempre será uma desculpa.
Se os “desconhecidos” da lista a seguir tivessem pensando em crise econômica, política ou pessoal, não teriam criado empresas, hospitais, companhias aéreas, etc.
Tire suas próprias lições das histórias que vou lhe contar a seguir.
“A maioria das pessoas só aprende as lições da vida, depois que a mão dura do destino lhe toca no ombro.” ~ Napoleon Hill (Tweet Isso)
edson-bueno

Edson Bueno

Nasceu na cidade de Guarantã, interior de São Paulo. Com 5 anos de idade perdeu o pai e teve que trabalhar desde pequeno como engraxate para ajudar a família. Sua mãe era dona de casa e seu padrasto era caminhoneiro. Com dificuldades na escola, repetiu a quarta série quatro vezes.
Sua vida começou a mudar quando sofreu um acidente e foi atendido pelo único médico da cidade. Se encantou pela profissão e, lutando contra todas as dificuldades se formou em medicina.
Anos mais tarde se encantou pela profissão de médico em que se formou para ter o seu primeiro emprego no Hospital São José, em Duque de Caxias (RJ). O hospital era pobre e frequentemente deixava de pagar os salários dos seus empregados.
Resolveu tornar-se sócio do hospital então e formou o embrião da Amil que atualmente é uma das maiores operadoras de planos de saúde do país.
“A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem para em qualquer topada.” ~ Bob Marley (Tweet Isso)

 sergio-amoroso

Sérgio Amoroso

Teve seu primeiro emprego aos 11 anos de idade trabalhando como assistente de almoxarifado em uma fábrica de calçados na cidade de Birigui (SP), pois seus pais haviam se mudado para a cidade, após sua pequena propriedade rural ter falido.
Sete anos mais tarde, se mudou para a São Paulo em busca de novas oportunidades onde dividiu o apartamento com alguns conhecidos, conseguindo sobreviver por oito meses até que o dinheiro acabou.
Passou fome vários dias até encontrar um emprego numa fábrica de embalagens de papelão onde cresceu na profissão até que a companhia pediu concordata abatida pela crise econômica que sacudia o Brasil no início dos anos 80.
Em 1981, ele e alguns sócios alugaram um galpão na Zona Leste de São Paulo e montaram sua própria fábrica dando início ao Grupo Orsa, um dos maiores produtores de papel e celulose do país que faturou 378 milhões de dólares em somente em 2009, segundo a edição especial das Melhores e Maiores da Revista EXAME.
“Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.” ~ Gandhi (Tweet Isso)
marco-franzato

Marco Franzato

Até os 16 anos, havia cursado apenas o ensino fundamental. Sua principal ocupação era ser boia-fria, colhendo café no interior do Paraná ao lado do pai até que uma forte geada destruiu as lavouras da região, fazendo com que a família se mudasse para Cianorte em busca de emprego.
Conseguiu com o padrinho uma vaga como ajudante em um escritório de contabilidade para que depois de voltar aos estudos, já casado, decidisse abrir a Morena Rosa, empresa que hoje fatura 200 milhões de reais, com ajuda da mulher e de alguns amigos, apostando no seu tino como administrador, no bom gosto da esposa e nas habilidades da cunhada, que era modelista.

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” ~ Oscar Wilde (Tweet Isso)

rolim-amaro

Rolim Amaro

Para conseguir conquistar o seu sonho e adquirir o brevê de piloto, Rolim Amaro abandonou o curso de contabilidade e se mudou para Catanduva (SP) onde, para bancar as horas de voo necessárias à habilitação, foi mecânico de automóveis, limpou aviões no aeroclube local e trabalhou como taxista.
Conquistou seu brevê com 18 anos e tornou-se piloto de táxi aéreo. No final de 1963, foi contratado pela Transportes Aéreos Marília, uma empresa de táxi aéreo fundada por alguns pilotos e que operava aviões Cessna – os populares teco-tecos.
Anos depois, Amaro comprou a empresa e a transformou no embrião da TAM, hoje uma das maiores companhias aérea do país.
“Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.” ~ Sigmund Freud (Tweet Isso)
raul-randon

Raul Randon

De família humilde, Raul Randon, já cultivava a terra com os avós aos 11 anos. Aos 14, fabricava machados, enxadas e outras ferramentas com o pai e estudava à noite. Avesso à escola, desistiu dos estudos sem completar o ensino primário. Aos 18, foi para o quartel e quando voltou, o irmão mais velho, Hercílio, que fazia um estágio em uma empresa a 4 quilômetros de casa, sem remuneração, havia aprendido a montar motores à explosão e, na oficina do pai, fazia serviço de reforma de motores. Projeto a que Raul se incorporou.
Um ano depois, com um amigo do irmão, formaram uma sociedade para fazer máquinas impressoras. Foram apenas 12 máquinas fabricadas, porque um incêndio destruiu a oficina e eles ficaram sem nada.
Não desanimaram e voltaram à reforma de motores na oficina de manutenção de uma fábrica de tecidos, enquanto construíam o pavilhão para instalar a própria oficina. Em 1953, um amigo lhes apresentou o italiano Antonio Primo Fontebasso que lhes deu a ideia de fabricar freios a ar para reboques.
Foi assim que a Mecânica Randon surgiu 60 anos atrás para hoje figurar entre as maiores empresas privadas brasileiras, possuindo a liderança na maior parte dos segmentos de atuação, além de fazer parte do Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa.
“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.” ~ Sócrates (Tweet Isso)
paes-mendonca

João Carlos Paes Mendonça

Nascido na Serra do Machado, em Ribeirópolis, interior de Sergipe, começou ajudando seu pai, dono de uma pequena mercearia, em 1935. O negócio cresceu a tal ponto que João Carlos resolveu levar as atividades da família para Pernambuco.
Aos 26 anos, o então dono de mercearia, João Carlos, inaugurou em 1966 a primeira loja da rede de supermercados Bompreço, no bairro de Casa Amarela. A inauguração representou uma inovação no setor e a partir da década de 70, a rede começou a se expandir com novas lojas em Boa Viagem, João Pessoa (PB) e Maceió (AL). Em 81, o Bompreço chegou aos estados do Pará, Espírito Santo e São Paulo.
Em 1982 foi lançado o Hipercard, cartão de crédito que nasceu com a finalidade de diminuir o volume de cheques e fidelizar os clientes. A financeira ultrapassou os caixas do Bompreço e hoje é administrada por um banco privado.
“Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver.” ~ Martin Luther King (Tweet Isso)
luiza-trajano

Luiza Helena Trajano

Talvez a mais conhecida deste grupo, Luiza começou a trabalhar com 12 anos como balconista na Magazine Luiza, loja criada pelos seus tios, Luiza e Pelegrino Donato. Passou por diversos cargos até assumir a direção da empresa.
Sempre mostrou ser muito competente e em 1992, antes mesmo da internet chegar ao grande público, ela desenvolveu o conceito de “lojas virtuais”, iniciativa que permitiu a chegada da rede a locais onde ela ainda não tinha presença física – inclusive a São Paulo, o maior centro consumidor do País.
A Magazine Luiza é citada como exemplo em gestão humana que foi objeto de estudo pela Harvard Business School (EUA) como caso de sucesso empresarial, além de ser eleita por diversos anos a melhor empresa para se trabalhar pelo Great Place do Work/Revista Exame.
“Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.” ~ Augusto Cury (Tweet Isso)

Conclusão

Não é fácil pra ninguém.
Empreender é se sacrificar pelo exercício de contrariar as estatísticas e ser alguém melhor do que ontem todos os dias. Todos.
Caem dívidas, filhos e responsabilidades no seu colo que você aprende a aceitar e a trabalhar para dar cabo de cada uma delas.
“Só água na geladeira e eu querendo salvar o mundo” ~ Emicida (Tweet Isso)
Que a história de perseverança desses “desconhecidos” possam ligar alguma válvula, engrenagem ou botão dentro de você e o faça assumir esta responsabilidade que está na sua alma, mas que você ainda não permitiu chegar até o seu corpo e as suas ações.
Você não precisa salvar o mundo, basta salvar a si mesmo tornando-se aquilo que você nasceu para ser.

Fonte: https://negociodozero.com.br/7-brasileiros-que-comecaram-debaixo/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO DE VIDA: ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA PESSOAL

Vamos as Preliminares: 1. Busque um lugar tranquilo e confortável, para você trabalhar cada exercício. 2. Escute uma música, leia um poema, faça uma leitura bíblica... escolha sempre algo que o/a ajude a entrar em sintonia com seu projeto. 3. Busque conversar com Deus sobre seus desejos e preocupações, peça discernimento nas escolhas a serem feitas e coragem. 1º EXERCÍCIO: COMPREENDENDO SUA HISTÓRIA o     Faça levantamento breve do que você consegue lembrar de sua vida pessoal até hoje (onde nasceu, o que estava acontecendo na época no Brasil, quem são seus pais, história do seu nome, etc.); o     Principais acontecimentos da vida em relação: à família, afetividade e sexualidade, escola, trabalho, Igreja, atuação pastoral, participação social e cultural. Pode-se organizar o relato por faixas etárias); o     Descrever você com suas características e com as características indicadas por outras pessoas; o   ...
         Julho, 17, 2018        Por Tathiane Silva As máscaras emocionais que utilizamos todos os dias e não percebemos. Sabemos que na época da Grécia antiga surgiram as máscaras teatrais. Quando falamos sobre máscaras nos referimos ao conceito de persona, termo esse que é derivado da palavra latina análogo a máscara e refere-se ao contexto dos acessórios usados pelos atores no drama grego para dar ênfase e significado aos papéis que representavam. As palavras “personalidade” e “pessoas” também estão relacionadas a este mesmo termo. Ou seja, a palavra personalidade vem de persona que significa máscara. Carl Jung, na psicologia analítica, descreveu a persona como indicador da personalidade, a imagem como uma pessoa se mostra externamente, a atitude que assume como resposta às situações dentro do seu ecossistema. Porém, não devemos confundir identidade com personalidade, pois a identidade é do indivíduo, única, própr...

Sejam bem vindos ao meu canal!